Comemorando o Mês da Mulher, o programa Empreenda Rápido disponibilizou gratuitamente 7.500 vagas em cursos técnicos divididos entre os seguintes segmentos: Alimentos, Beleza e Estética, Vendas e Vendas Online.
São 250 turmas acontecendo nos períodos da manhã, da tarde ou da noite, com trilhas de aprendizado de 16h a 20h recheadas de conteúdo aplicados pelo Sebrae e pelo Senac.
A participação também dá direito aos benefícios do programa, como a linha de crédito orientado “Empreenda Mulher”:
Inscrições Encerradas
1. Opções de cursos
Se você quer iniciar um negócio, já está à frente de um negócio informal ou é MEI, escolha uma opção de curso técnico do qual você tem interesse em participar. Veja aqui todas as opções de cursos e, no formulário de inscrição, selecione o curso desejado.
Selecione o curso para ver as informações:
- Consumidor protagonista
- Vendedor como melhor ator coadjuvante
- Necessidade, desejo e demanda
- O consumidor como indivíduo e os elementos comportamentais que afetam as decisões de compra
- Pessoas e grupos que influenciam as decisões de compra
- Situações que ajudam ou atrapalham a compra
- Lidando com o comportamento identificado
- Estreitamento do relacionamento para melhor compreensão do comportamento
- Tipos de vendas: Simples, Convencional, Consultiva e Complexa
- Venda empurrada versus venda focada nas necessidades do consumidor
- Perfil e postura do vendedor-consultor
- Técnica SPIN aplicada à venda consultiva de varejo de produtos e serviços
- Tratamento de objeções relacionadas à adequação da solução e à capacidade de pagamento
- Pós-venda consultiva
- Papel do varejo na visão do consumidor
- Proposta de valor do negócio de varejo
- Componentes do atendimento ao cliente de varejo: Instalações, Pessoal, Procedimentos internos, Fontes de consulta e Leis e normas
- Adequação ao comportamento do cliente no momento da compra
- Planejamento do atendimento
- Identificação de expectativas
- Oferta
- Negociação
- Relacionamento
- Fidelização
- Conceituação de experiência de compra: Percepção do cliente de loja física, Percepção do cliente de loja virtual
- Experiências de compra malsucedidas
- Principais reclamações de consumidores do varejo
- Elementos da experiência de compra: Ambientação oInteração com a equipe, produtos e serviços, Aspectos lúdicos e diversão e Suporte de tecnologia
- Experiência sensorial e emotiva
- Análise do comportamento do consumidor de varejo no momento da compra
- Planejamento da experiência de compra Preparação e motivação da equipe
- Humanização do atendimento
Encantamento e fidelização
- Validações Necessárias: Público-alvo, necessidades, demanda, proposta de valor, estratégias e planos de ação
- Adequação tecnológica: Site, Plataforma, Avaliações, Certificações, Informações e Atendimento
- Gestão do funil de vendas: Busca orgânica, SEO, Marketing de conteúdo, Campanhas de e-mail marketing, Anúncios patrocinados, Programa de afiliados, Remarketing, Outras ações para conversão de vendas, Relacionamento e pós-venda
- Caracterização e alcance de público da loja física
- Aspectos positivos e negativos da loja física quando comparada ao comércio eletrônico
- Ganhos da loja física com a implantação do comércio eletrônico
- Modelagem simplificada do comércio eletrônico com o uso do Business Model Canvas
- Requisitos básicos para a o comércio eletrônico
- Requisitos para proteção e defesa do consumidor
- Sistemas de apoio ao comércio eletrônico
- Logística
- Promoção por meio do marketing digital
- A atual demanda e as características do consumidor virtual;
- Características, vantagens e desvantagens da loja virtual quando comparada à loja física;
- Modelagem da loja virtual com o uso do Business Model Canvas;
- Requisitos básicos para a loja virtual;
- Sistemas de pagamento;
- Certificação e segurança;
- Requisitos para proteção e defesa do consumidor;
- Plataformas digitais para a loja virtual;
- Marketplaces;
- Logística de armazenagem, transporte e reversa;
- Marketing digital para lojas virtuais
- Segurança de alimentos: introdução e conceitos de acordo com a legislação vigente
- Estabelecimentos de comércio e serviços de alimentação: tipos e características
- Manual de Boas práticas, POP e Instrução de trabalho: conceito, elaboração, aplicabilidade e importância
- Legislação vigente: municipal, estadual e federal (boas práticas na produção de alimentos, alérgenos, implantação de procedimentos operacionais padrão)
- Perigos nos alimentos: Classificação dos perigos químico, físico e biológicos; o Formas de contaminação física, química e biológica
- Agentes causadores e contaminação biológica
- Conceitos de contaminação cruzada
- Panorama brasileirode desperdícios e perdas de alimentos
- Definições sobre desperdício, perda e quebra
- Princípios de sustentabilidade
- Produção de alimentos e comercialização: o caminho do alimento – do campo à mesa e desperdício na cadeia produtiva de alimentos
- Técnicas de preparo e conservação de alimentos – elaboração receitas utilizando sobras, cascas, frutas amassadas e aparas nas preparações, desde que mantidas em condições de seguras até o preparo e elaboração receitas aproveitando preparações prontas Importância da higiene na manipulação de alimentos para diminuição das perdas de alimentos
- Descarte adequado de resíduos (compostagem e triturador)
- Precificação e venda de alimentos
- Recursos dos dispositivos móveis:- Zoom digital, características de lentes e ângulo de visão, ISO, valor de exposição (fotometria e bloqueio de EV), modos de foco (auto e macro), balanço de branco, luz auxiliar Led, guias (grade de terços), HDR e Panorama.
- Resolução e qualidade de fotografia: – Formatos, proporções, dimensões e tamanho da imagem digital. (aplicações mais comuns para redes sociais, sites, marketplace)
- Anatomia da luz: – Observação, uso e características (dura, suave, natural e artificial)
- Controle de luz: – ISO, valor de exposição (fotometria e bloqueio de EV), balanço de branco, luz auxiliar Led
- Composição e enquadramento 1: – Características de lente e ângulo de visão, regra dos terços, horizonte plano, espaço negativo, linhas de força, perspectiva, textura e ponto de vista, zoom digital
- Composição e enquadramento 2: – Profundidade de campo: foco e desfoque em primeiro e segundo plano
- Tratamento de imagens: – Ajuste de luminosidade, cor, recorte/enquadramento e aplicação de filtros
- Backup de arquivos: – Características de armazenamento de arquivos local e em Nuvem
- Publicação de fotografias e vídeos em mídias digitais: – Importância e possibilidades (redes sociais, sites, marketplace)
- Uso de imagem: – Direito moral, direito patrimonial e contrato de licença de uso de imagem
- Classificação dos alimentos segundo características nutricionais, origem e grau deprocessamento: Alimentos in natura de origem animal, Alimentos in natura de origem vegetal, Alimentos processados.
- Planejamento de cardápios: Conceito e objetivos técnicos, operacionais e comerciais – Padrão de cardápios, Estrutura das refeições, Componentes, Critérios para elaboração: custos, aceitação, frequência, safra, criatividade e aspectos sensoriais, Critérios para seleção de alimentos: origem, disponibilidade, qualidade e custo
- Planejamento de compras Higiene na manipulação de alimentos
- Normas e legislação aplicadas ao salão de beleza;
- Layout e setorização dos serviços no salão de beleza;
- Moveis e Equipamentos necessários para salões de beleza;
- Ergonomia: circulação, acessibilidade e mobiliário;
- Instalações elétricas e hidráulicas adequadas e seguras;
- Materiais e revestimentos: pisos, paredes, forros e mobiliário;
- Cores: teoria e psicologia das cores
- Os elementos e princípios da composição para espaços internos e externos.
- Iluminação: tipos de lâmpadas e luminárias adequadas às atividades do salão de beleza;
- Ventilação adequada ao ambiente;
- Decoração adequada à proposta do negócio;
- Limpeza, higienização e manejo de resíduos
- Técnicas de exposição de produtos para salões de beleza
- Tipos de risco relacionados ao serviço de manicure e pedicure
- Normas de biossegurança relacionadas a profissão
- Equipamentos de proteção individual (EPIs)
- Limpeza, desinfecção e esterilização
- Armazenamento de materiais e instrumentos
- Equipamentos multimídia: webcam, microfone, computador
- Laboratório de Gastronomia e Nutrição ou sala com:
- Prepare e venda marmitas saudáveis
- Bancadas em aço inox com cuba e torneira
- Refrigeradores
- Congeladores/freezers
- Fornos de lastro, convecção ou combinado
- Fogão a gás, elétrico ou indução
- Liquidificadores profissionais
- Panelas em tamanho variado
- Bolws em aço inox em tamanhos variados
- Placas de corte de cores variadas
- Facas de tamanhos variados (no mínimo: faca de pão, de legumes, de corte, de mesa)
- GN’s – tamanhos variados
- Ramequins
- Colheres e garfos – tamanhos variados
- Travessas de serviço
- Fuet e espátulas em silicone
- Balança
- Procedimento de limpeza, higienização e desinfecção dos utensílios e equipamentos de trabalho
- Organização do ambiente
- Processo de esterilização
- Utilização de EPIs e demais equipamentos de trabalho
- Documentações e registros
- Instalações físicas
- Manejo de resíduos
- Ficha cadastro dos clientes
- Estoque de produtos
- Monitoramento, verificação e ação corretiva
- Boas práticas de manipulação de alimentos e refeições durante a distribuição e o transporte
- Procedimentos de higiene e apresentação pessoal
- Higienização do ambiente de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e alimentos
- Porcionamento de alimentos e refeições
- Tipos de serviços de mesa
- Apresentação de pratos
- Procedimentos para o transporte de refeições e alimentos
- Controle de desperdícios no porcionamento e na distribuição de refeições e alimentos
- Critérios de sustentabilidade aplicáveis
- Padronização de porções
- Coleta de amostras
- Conceito de Visagismo
- Estrutura do rosto clássico
- Ângulo e proporções
- Linhas (horizontais, verticais, diagonais e curvas) e seus significados
- Conteúdo digital: conceito e estratégia
- Persona: conceito
- Manual de identidade do conteúdo: a voz da marca
- Tipos de conteúdo: blogs, sites, boletim informativo eletrônico (e-mail mkt), publicações em redes sociais on-line, vídeo, podcast, infográfico, e-book, webinar, revista digital, serie e-learning, aplicativos moveis, jogo on-line, projeto de pesquisa de sondagem on-line
- Curadoria de conteúdo
- Monitoramento e Métricas: conceito
- Direitos autorais: creative Commons
- A necessidade da relação digital entre fornecedor e consumidor
- Marketing tradicional (outbound) e marketing de atração (inbound)
- Entendendo o funil de marketing (visitas, geração de leads, qualificação e vendas)
- Proposta única de valor para o público-alvo
- Pesquisa digital
- Persona
- SEO
- Marketing de conteúdo
- Copywriting
- Links patrocinados
- Mídias e redes sociais
- Campanhas de e-mail marketing
- Influenciadores
- Indicadores-chave de desempenho
- Monitoramento
- Ações corretivas e melhoria do processo
- Redes sociais: conceito
- Plataformas de redes sociais: características
- Técnicas visuais: contraste, simetria e assimetria, simplicidade e complexidade
- Cor: aspectos psicológicos
- Tipografia: aplicações e adequações
- Redação para redes sociais: posts, hashtags, tagueamento e links
- Vídeo: orientação e enquadramentos •Formatos de vídeo: tamanho e duração
- Fotografia: orientação, proporção e enquadramento
- Vitrines e espaços promocionais: conceitos, tipos de vitrine, percepção visual, estética e mensagens
- Proposta: elaboração e formas de apresentação
Elementos decorativos: materiais e suas utilizações - Técnicas composição: percepção de formas, elementos e cores nos espaços
- Cores: influência das cores no espaço promocional
Técnicas de exposição: apresentação e distribuição de produtos no PDV e vitrines - Calendário promocional: datas comemorativas e promocionais
- Vitrines: criação e montagem
- Planejamento para eventos: características, horário, público, local, tipo de evento, cardápio, per capita, fornecedores e escala de equipe
- Uso de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas na manipulação de alimentos quanto a: higiene pessoal e ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase) com aplicabilidade na distribuição e transporte.
- Riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos;
- Técnicas de pré-preparo e preparo de alimentos: conceito, aplicabilidade e tempos de serviços (comidinhas para eventos, entrada, guarnição, prato principal, sobremesas)
- Tipos de serviços: americana, inglesa direta, inglesa indireta, francesa, empratado, entre outros
- Técnicas de apresentação de produções gastronômicas para eventos: conceito e aplicabilidade
- Estimativa da quantidade de alimentos a serem servidos em eventos: forma de cálculo
- Demonstrações:
Harumaki de frango defumado e castanha de caju
Mini muffin de parmesão e cream cheese
Queijo coalho com geleia de damasco e pimenta
Salada Caprese na tartelete
Rolinho de berinjela com queijo de cabra
Mini Egg Sandwich
Tartelete com creme de avelã - Precificação e venda de comidinhas para eventos
2. Módulos de gestão na Vitrine Sebrae
Ao finalizar sua inscrição, você será direcionada para a primeira etapa do seu treinamento, a Vitrine Sebrae. Lá você fará a matrícula nos módulos obrigatórios sobre gestão, que vão aprimorar seus conhecimentos e, assim, melhorar a gestão do seu negócio.
São 5 módulos curtinhos, que você pode fazer ao longo dos dias e nos horários que você tiver disponível.
Lembre-se: somente após concluir os módulos de gestão você estará habilitada para participar do módulo técnico!
Atenção: as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de conclusão. Caso a turma esteja completa, você será convidada a participar da turma seguinte ou de outro tema disponível.
Assuntos que você vai aprender nesta primeira parte:
- Conhecendo e valorizando seu cliente;
- Avaliando as vendas do seu negócio;
- Planeje suas metas e resultados;
- Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio;
- Passo a passo para se formalizar como MEI;
- Acesso ao crédito: da identificação da necessidade ao uso consciente dos recursos
Concluindo o curso de gestão dentro dos prazos abaixo:
Até 09/04: Seu curso técnico de 16h tem previsão de início em 17/04/2023;
Até 12/04: Seu curso técnico de 20h tem previsão de início em 24/04/2023;
3. Inscrição no Empreenda Rápido
Importante: ao finalizar sua inscrição no Empreenda Rápido, você será direcionada para a Vitrine Sebrae para realizar o módulo de gestão.
Faça sua inscrição:
Finalizando o preenchimento do cadastro, você autoriza o compartilhamento de seus dados com o Sebrae-SP e o Governo de São Paulo conforme a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (Lei N° 13.709, de 14 de agosto de 2018). Acesse e saiba mais.
Dúvidas ou dificuldades, sobre:
– Inscrições, acesso ao curso e certificados – SEBRAE 0800 570 0800
– Elegibilidade ao programa, pagamentos e vouchers – Bolsa Empreendedor (GovernoSP) 0800 7979 800